Frequently Asked Questions - Perguntas Frequentes

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FAQs - Perguntas Frequentes

 

Um estudante que pretenda concorrer aos cursos da FAULisboa, deveria satisfazer as seguintes condições:

Provas de Ingresso:

Desenho / Geometria Descritiva
ou
Geometria Descritiva / Hist. da Cultura e Artes
ou
Geometria Descritiva / Matemática


Classificações Mínimas:

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 50% | Provas de ingresso: 50%

 

Não é necessária a apresentação de quaisquer pré-requisitos para acesso à Faculdade de Arquitetura.

Para aceder ao Portal Académico deverá pesquisar em http://www.fa.ulisboa.pt e escolher do menu – NetPA/FENIX ou simplesmente pesquisar em http://netpa.fa.ulisboa.pt / http://fenix.fa.ulisboa.pt. O seu utilizador/login e a sua palavra-chave é obtida na primeira vez que se matricula/inscreve na Faculdade.

Chama-se ECTS – European Credit Transfer and Accumulation System – o sistema de créditos europeu que entrou em vigor com o Processo de Bolonha e que se destina a medir o trabalho que um estudante despende no seu curso. Com Bolonha, um estudante tem de completar um determinado número de créditos em cada uma das respetivas áreas de estudo (nas respetivas unidades curriculares). O número de créditos correspondente ao trabalho de um ano curricular realizado a tempo inteiro é de 60 [DL 42/2005]. Na Faculdade de Arquitetura, um crédito ECTS representa 28 horas de trabalho do aluno, repartidas ao longo de 20 semanas (ou seja, durante um semestre letivo, incluindo avaliação).

 

Inscrições sem interrupções entre anos letivos:
· A inscrição num ano letivo é obrigatória pela Internet, no Portal Académico do aluno.
· As instruções para as inscrições de um determinado ano letivo são divulgadas no portal da respetiva secretaria.

Inscrições com interrupções por mais que um ano letivo:
· Deverá candidatar-se a um Reingresso, no prazo fixado, anualmente, no portal da Secretaria

 

Para obter a sua palavra passe:

· NetPA:
Deve aceder ao seu Portal Académico e selecionar "Recuperar Password".
No campo "Email" deverá colocar o seu email pessoal que colocou na sua ficha aquando da inscrição ou no campo "Utilizador".
Irá receber uma mensagem automática no seu email. Se não recebeu esta mensagem verifique a sua pasta de spam ou então dirija-se a Secretaria.”

· FENIX:
Deve aceder ao seu Portal Académico e selecionar "Recuperar Password".
Introduza o seu username e o numero do seu documento de identificação (Cartão de cidadão, bilhete de Identidade ou Passaporte) para gerar nova password.
A nova password ser-lhe-á enviada para o email principal definido.

 

 

 

Através do Portal Académico, poderá aceder a um conjunto de informação e serviços online, nomeadamente:

    · Consultar os seus dados pessoais;

    · Consultar a sua situação de tesouraria (propinas, referências Multibanco...);

    · Consultar notas;

    · Efetuar a inscrição no ano letivo;

    · Efetuar a inscrição em exames;

    · Atualizar dados pessoais.

 

 

A matrícula é feita na respetiva Secretaria (Graduação/Pós-Graduação/Mobilidade) de acordo com informação publicada no Portal.
O atendimento é feito por sistema de senhas, havendo limite diário, sendo divulgado no portal da Secretaria.
Para o efeito deverá fazer-se acompanhar de:

    · 4 Fotografias;

    · Boletim de Vacinas com a vacina anti-tétano atualizada;

    · Fotocópia do Documento de Identificação / Passaporte

    · Fotocópia do Cartão de Contribuinte

    · Caneta”

 

 

Apenas podem requerer a inscrição em regime a tempo parcial os estudantes que comprovadamente possam beneficiar do estatuto de trabalhador estudante.

Documentação:
O pedido deve ser dirigido ao Presidente da FA, apresentado na secretaria da FA e acompanhado dos seguintes documentos:
    · Contrato de trabalho ou declaração da entidade empregadora comprovativa da qualidade de trabalhador;
    · Proposta de plano de estudos com indicação das Unidades Curriculares em que o estudante se pretende inscrever.

Prazo:
O Regime a tempo parcial deve ser requerido pelos estudantes no inicio do ano letivo – no ato da inscrição ou no máximo até ao dia 10 de Outubro de cada ano.

Os requerentes têm um prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da comunicação, para procederem à alteração da sua inscrição na secretaria da FA. Findo esse prazo perdem o direito à mudança de regime de estudos no ano letivo em causa.

Emolumento:
Aos pedidos de mudança de regime de estudo previsto no presente regulamento é aplicável o emolumento fixado pela Universidade Lisboa, que presentemente está fixado através do Deliberação n.º 87/2014 (Diário da República, 2ª Série, nº 18 de 27 de janeiro de 2014).