mestrado-design-moda-site-1

Clique aqui para a brochura versão impressa

Clique aqui para o plano de estudo de 2013 no Diario da República

HORÁRIO LETIVO DIURNO

DURAÇÃO OFICIAL
Anos: 2
Semestres: 4
Semanas de estudo p/ano: 28
Créditos ECTS: 120

MESTRADO EM DESIGN DE MODA

O curso de Mestrado em Design de Moda visao desenvolvimento de uma visão pessoal domundo da moda por intermédio da consolidaçãode conhecimentos e de capacidades projetuais,reflexivas, criativas e críticas num quadromestrado design moda2 deexperimentação e versatilidade capaz de atenderàs necessidades atuais e expectáveis nos territóriosprofissionais do Design de Moda.

Pretende-se desenvolver e aprofundar, na continuação dos objetivos do 1º ciclo de estudos em Design de Moda, a formação de profissionais para o desempenho de tarefas em diversos domínios: projeto de design, criação de conceitos, forecasting, draping, estratégias de comunicação e visualização, entre outros, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades, tendências, valores e iniciativas de empreendedorismo.

As temáticas importantes da Moda e do Design consideraradas no âmbito deste Mestrado são: conceitos e tendências; draping; desenho de superfícies, têxteis e texturas; desenvolvimento de coleções; atualização de produtos e visualizações. Os produtos profissionais explorarados ao longo do curso podem ser separates, coordenados e coleções, desenho de acessórios, portefólios de pesquisa e fontes de inspiração, ilustrações, sessões fotográficas e apresentação de conceitos.

O Curso de Mestrado em Design de Moda promove assim uma cultura do projeto em ambiente colaborativo de atelier ao longo de três semestres letivos. No último semestre do curso, espera-se que o(a) aluno(a) seja capaz de desenvolver os seus talentos e aptidões particulares.

A ESCOLA

A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos não conducentes a grau que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados. Esta ampla oferta de formação faz da FA a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI. A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria.

mestrado design moda3Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso. Atualmente, a FA está apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos. A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas. Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

 

DESTINATÁRIOS

Esta formação destina-se a alunos que possuem uma Licenciatura nas áreas de Design ou afins e que pretendam obter um aprofundamento em mate´rias relacionadas com o Design de Moda.

OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

O curso decorre num ambiente colaborativo de projeto ao longo de tre^s semestres letivos, nos quais se desenvolvem competências avançadas em Design de Moda nas diversas escalas, dimensões e possíveis aplicações (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional), bem como as competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de um Trabalho Final de Mestrado.

O quarto semestre letivo e´ integralmente dedicado ao trabalho individual final de mestrado sob orientac¸a~ o cienti´fica, podendo optar-se por um Projeto de Design de Moda, uma Dissertação de Natureza Científica ou Estágio Académico de Natureza Profissional. O processo formativo para a obtenc¸a~ o do grau de Mestre culmina na apresentac¸a~ o e defesa em provas pu´blicas do Trabalho Final de Mestrado.
mestrado design moda4

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As perspetivas profissionais individuais podem incluir tornar-se um designer de moda independente, criando uma marca de moda; um designer para a indústria, trabalhando para determinada marca ou atelier; ou um fashion forecaster, avaliando e estudando tendências futuras para a indústria da moda. O styling, a edição e produção de moda, a direção artística e editorial incluem-se ainda entre outras das diversas possibilidades.

CORPO DOCENTE

O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Moda inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas curriculares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

Os nomes e contatos dos docentes do curso podem ser consultados em:
www.fa.ulisboa.pt

CANDIDATURAS

CANDIDATURAS E INSCRIÇÕES

O período de candidaturas e inscrições deverá ser consultado no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt

Podem candidatar-se a este mestrado alunos com uma Licenciatura concluída (nacional ou internacional), estando a sua aceitação o sujeita à avaliação o dos elementos que constam da candidatura, por parte da Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1-Alunos com Licenciatura Nacional
• Boletim de candidatura preenchido com fotografia originalmestrado design moda5
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portefólio A4 ou em formato digital
• Certificado de habilitações com média de licenciatura + cópia
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão + NIF
• Carta de motivação
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

2-Alunos com Licenciatura Estrangeira
• Boletim de candidatura preenchido com fotografia original
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portefólio A4 ou em formato digital
• Certificado de Habilitações e Diploma de Licenciatura ou Mestrado autenticados pela Embaixada de Portugal no país de origem + cópia
• Programas e cargas horárias autenticadas pela Universidade de origem
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Passaporte/residência
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

No ato da Inscrição:
• 2 fotografias originais
• Fotocópia do Bilhete de Identidade (cartão de cidadão) ou Passaporte/residência
• Pagamento da 1ª prestação de propinas, seguro escolar e despesas administrativas

PROPINAS

O valor das propinas de Mestrado é atualizado anualmente, devendo o valor e forma de pagamento ser consultados no site da FA.mestrado design moda6
www.fa.ulisboa.pt

PLANO DO CURSO

Este Ciclo de Estudos tem como objetivo desenvolver e aprofundar a formação de profissionais na área do Design de Moda, de modo a especializá-los nos domínios do projeto, do ensino, da investigação e da ação cultural. Outros objetivos dizem respeito à aquisição de capacidades analíticas e reflexivas, de conhecimentos relativos à problematização e crítica aprofundadas e especializadas, num quadro de amplitude e de polivalência capaz de corresponder às necessidades atuais e expectáveis nos espaços profissionais desta área.

PROTOCOLOS E PARCERIAS

• 99 Acordos no âmbito do Programa Erasmus
• 22 Acordos com Universidades da América Latina
• 1 Acordo com uma Universidade do Canadá
• 2 Acordos com Universidades em Israel
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio Europa-Japão
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio com a Europa de Leste

Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro. Estes estudos podem ser feitos na Europa ao abrigo do programa Erasmus ou em outros destinos como o Brasil, a Argentina, a Colômbia ou o Canadá, por exemplo, através dos protocolos elaborados diretamente com variadas Universidades internacionais.
mestrado design moda9

A Faculdade de Arquitectura, através dos serviços centrais da Universidade, faz parte do protocolo com o banco Santander Totta que concede bolsas de apoio às mobilidades realizadas na América Latina, designadamente através dos programas Santander Totta de Bolsas Luso-Brasileiras e de Bolsas Ibero-Americanas. Para além disso, participa na rede de intercâmbio Europa-Japão, através do programa AUSMIP.

A FA é ainda parceira em 2 programas Erasmus Mundus: EURMED — Master Estudos Urbanos em Regiões Mediterrânicas e TEMPO (Trans-European Mobility Project on Education for Sustainable Development). Os alunos podem ainda recorrer aos programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação.

RECURSOS MATERIAIS

A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro Multimédia, Reprografia, o Atelier 24 Horas (espaço para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier de Moda, as Oficinas, o Centro de Prototipagem Rápida, o Laboratório da Cor, o Laboratório de Fotografia e Imagem de Síntese, o Laboratório de Digitalização 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.

PRÉMIOSmestrado design moda12

Melhor Média Geral de Curso:
Prémio Daciano da Costa (300€)

Melhor Dissertação (melhor classificação)
Prémio Daciano da Costa (300€)

Critérios de desempate:
1º Melhor média geral de curso,
2º Aluno mais jovem

Projetos

O Corpo Cartografado: configuração de pequenos espaço-tempo no vestuário
Diogo Marques Trindade, Projeto Final de Mestrado, 2012

mestrado design moda proj1mestrado design moda proj2

A investigação realizada teve como objetivo a realização de vestuário que captasse a memória espacio-temporal de um determinado momento. Utilizando o vento como agente climatérico, as peças foram modeladas pela sua intensidade, sendo o resultado final produto da ocasião e incontrolável por parte do designer.

Vestuário transformável. O contributo de um novo sistema modelar
Ana Margarida Machado, Projeto Final de Mestrado, 2011

mestrado design moda proj3mestrado design moda proj4

A investigação em causa desenvolve um sistema modular, propondo uma estrutura que pode ser integrada de diferentes formas e dando origem a qualquer peça de vestuário ou acessório, de acordo com a vontade do utilizador. Desta forma, abre novas perspetivas, não só sobre o design de moda mas também sobre a interação entre utilizador e vestuário e sobre o seu significado na vida dos seres humanos. Este estudo de imenso rigor é incontornável para quem se interessa pela exploração de caminhos inovadores do design de moda.

Uncountable
Fernando Domingues, Projeto de Moda II, 2012-2013

mestrado-design-moda-site-14

Uncountable é uma reflexão irónica do Sistema de Moda: os sonhos criados, os fetiches despertados, a valorização do novo com objetivo da satisfação do exclusivo, até à repetição para as massas e extinção do significado do produto. Num espaço de tempo que não deixa existir. Nega-se o vestuário, não a vestibilidade; e a tecnologia de confecção ponto e linha, presente no guarda-roupa global. O papel do designer na exploração do seu background e pesquisa de tecnologia de confeção fast, que não deixe de privilegiar a qualidade e o conhecimento do passado, encontrando soluções satíricas para uma rápida renovação de conteúdo assertivo.

Testemunhos


Desfile DEMO 2013
MUDE - museu do design e da moda 20 junho

Apresentação das colecções dos alunos do Mestrado em Design de Moda da FA

Neste evento foram apresentadas as propostas
dos alunos a título individual, nas quais se reconhecem
identidades e objetivos muito próprios.
O vestuário é a nossa forma de expressão, assim
como o conceito e processo criativo que engloba
e que o faz relacionar com várias áreas, do Design
às Artes Plásticas e Arquitetura.

1 Knitwear Baboon • Renata Bernardo
2 L’autre que vien • Iúri
3 Uncountable • O Simone

mestrado-design-moda-site-21
mestrado-design-moda-site-20 mestrado-design-moda-site-19

"Uma vez terminada a minha Licenciatura em Design de Moda na FA, optei por realizar o Mestrado na mesma área e na mesma instituição. À semelhança dos anos de licenciatura, encontrei no mestrado de moda um programa curricular interessante com um corpo docente qualificado e rigoroso, que em todos os momentos estabeleceu uma relação de acompanhamento e interesse para com os discentes. Considero este mestrado essencial para o aprofundamento dos conhecimentos e competências na área e acredito que este proporciona uma formação científica imprescindível face à crescente competitividade do mercado.
Atualmente encontro-me a trabalhar como designer de moda para a marca PietroFilipi e a aprendizagem e trabalhos desenvolvidos ao longo da minha formação foram determinantes para demonstrar capacidades e conquistar esta oportunidade."

Ana Margarida Machado
Mestrado em Design de Moda pela FA, 2012

 

"A escolha do Mestrado em Design de Moda na FA decorreu do desejo de continuação da minha formação académica e redundou numa mais-valia pessoal e profissional. Todo o processo e momentos de formação durante o Mestrado foram amplamente enriquecedores, devido ao conhecimento adquirido, à promoção da interação com outras entidades e com os diversos atores que corporizam o mundo da moda, aos estímulos à criatividade, à responsabilidade exigida e às competências transversais desenvolvidas como é o caso do cumprimento dos prazos estabelecidos. De igual modo, o acompanhamento prestado pelos docentes e a recetividade das restantes entidades é excelente, sendo demonstrativos do grande interesse e da forte interação ao longo de todo o curso.
Foi também através do curso de Mestrado que ganhei um estágio profissional de 3 meses na marca internacional Tommy Hilfiger. Após o estágio, a Tommy Hifilger propôs-me continuar enquanto Designer Júnior de camisas na secção de Senhora, desafio que aceitei e atualmente são estas as minhas funções. Acredito que a formação académica e pessoal que acumulei ao longo do mestrado contribuíram fortemente para o meu percurso profissional.
Posto isto, posso dizer que o Mestrado em Design de Moda na FA foi sem dúvida uma aposta ganha! Se aliares o forte empenho pessoal e a responsabilidade às condições proporcionadas no Mestrado em Design de Moda da FA certamente realizarás as tuas ambições profissionais!"

Carina Azevedo
Mestrado em Design de Moda pela FA, 2011
Designer Júnior na Tommy Hilfiger